Losartana: Anvisa revoga recolhimento de anti-hipertensivo

“As evidências demonstraram, a partir de novos testes realizados, que a impureza ‘azido’ não possui a toxicidade inicialmente identificada. Assim, com os novos dados apresentados, os limites de segurança foram recalculados, indicando que os lotes do medicamento que foram recolhidos ou interditados não ultrapassam os limites de segurança”, traz o comunicado da Anvisa.

Anvisa revoga proibição sobre a losartana

Novos dados mostraram que impureza identificada em anti-hipertensivo não tem a toxicidade inicialmente identificada.

Para o presidente-executivo do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), Nelson Mussolini, “mais uma vez prevaleceu a ciência”. “Os novos testes realizados pelas autoridades sanitárias internacionais constataram que as impurezas inicialmente detectadas não causam danos à saúde dos consumidores e a Anvisa retirou a determinação de recolhimento desse importante fármaco. Esperamos que a mesma ênfase dada à divulgação do suposto problema seja dada agora à informação relevante de que a losartana, anti-hipertensivo com cerca de 25 milhões de usuários no Brasil, é um medicamento seguro e nenhum paciente deve interromper seu tratamento com esse produto”, disse Mussolini, em nota.

Drogal avança em três cidades em menos de 7 dias

As inaugurações concentraram investimentos superiores a R$ 5 milhões e a possibilidade de criação de quase 50 novos postos de trabalho no estado de São Paulo, entre atendentes e farmacêuticos. Marcelo Cançado, diretor administrativo da Rede Drogal, destaca que já são 18 inaugurações desde o início do ano, atingindo a marca de 249 unidades em 99 cidades do estado de São Paulo.

Câmara aprova redução de imposto para serviços farmacêuticos

O autor esclarece que a proposta não trata de renúncia fiscal e não altera o tratamento tributário aplicável às farmácias atualmente. A ideia é evitar a mudança de alíquota utilizada para a obtenção da base de cálculo do IR recolhido pelas farmácias, que poderia ocorrer com a realização de serviços como exames diagnósticos para detecção da Covid-19 e aferição de temperatura e pressão arterial.