Consumo dentro do lar recua no Brasil e chega ao menor nível da pandemia

Com um aumento médio de 13% no valor de bens de consumo massivo — alimentos, bebidas, limpeza doméstica e higiene e beleza —, o volume comprado para levar para casa caiu 5% em comparação ao mesmo período de 2021.

“Itens de higiene e beleza, por sua vez, seguem tendência de embalagens maiores, registrando aumento de 4,1% em volume e 0,3% em unidades compradas, com destaque para escova de dente, xampu e maquiagem, reflexo do fim do isolamento social e da volta das pessoas às ruas”, diz a consultoria.

Cestas de limpeza do lar, bazar e OTC (medicamentos livres de prescrição médica) foram as que mais cresceram no primeiro trimestre de 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior. Houve incremento de 15% em unidades, com destaque para ração para cães e gatos (bazar) e analgésicos (OTC). Produtos de limpeza tiveram alta de 5,8% em unidades, puxados pelas categorias detergente líquido, amaciante e sabão em pedra.

Ticket Log, da Edenred, lança programa para clientes compensarem emissões de CO2

Hoje, a frota da Ticket Log no país emite anualmente 4,8 milhões de toneladas de gás carbônico (CO2). Com o novo programa, chamado de Move for Good, e que está sendo lançado no Brasil simultaneamente ao México, Argentina e Alemanha, o grupo quer reduzir e compensar as emissões de gases poluentes (GEE) referente a ao escopo 3, ou seja, as emissões indiretas, que, no caso da empresa, têm origem em seus clientes. Os clientes da Ticket Log são empresas que gerenciam frotas, desde serviços essenciais, de telefonia, de transporte de medicamentos, saúde, entre outras atividades.

Farmácias se destacam em ranking de perdas no varejo

Embora o nível de ruptura nas farmácias tenha subido de 4,05% para 6,76% na comparação com 2020, a ausência de produto por má gestão comercial segue em patamar inferior ao das lojas de eletromóveis (10,08%) e supermercados (9,08%).

As chamadas quebras operacionais representaram 68,5% das perdas no varejo farmacêutico, contra 77% da média geral. “É um indicador muito positivo se levarmos em conta a maior diversidade de serviços no canal farma, por conta do modelo de assistência farmacêutica, e a retomada do fluxo de clientes na loja física”, analisa.

Distribuidora Medchap abre novo CD no PR e busca crescer 50%

“Nosso novo centro de distribuição tem 5.200 m², com capacidade para 3.600 endereços de porta-pallets e 8 mil de fracionados. Essa estrutura atenderá os quatro estados onde atuamos, compartilhando a operação com o CD de Curitibanos (SC) e agilizando principalmente as entregas no Paraná e no Mato Grosso do Sul”, afirma o CEO Neri Faé. A empresa também atua em parte do Rio Grande do Sul e em sua terra natal, Santa Catarina.

Mantecorp amplia a rotina de skincare

Para completar a rotina de skincare, a Mantecorp incluiu novos itens ao portfólio de cuidados dermatológicos. A linha Epidrat ganhou o Calm Água Micelar 4 em 1, que limpa, demaquila, acalma, hidrata e remove todas as impurezas da pele. Outra novidade fica a cargo do Hyalu, um hidratante fortalecedor com ácido hialurônico, que promete ação por até 24 horas, prevenindo o envelhecimento e conferindo mais luminosidade e maciez para o rosto.