Eurofarma é pentacampeã no prêmio Exame Melhores ESG

“Saber que somos reconhecidos por nossas práticas, reforça o quão genuíno é trabalharmos com os valores fundamentais da Eurofarma nas iniciativas ESG. Nossa visão de sustentabilidade é de longo prazo e está inserida no planejamento estratégico. Orienta o caminho que trilharemos, reflete a nossa crença e responsabilidade de preservar recursos naturais, investir em tecnologias verdes e contribuir com o desenvolvimento de uma sociedade mais justa. Estamos orgulhosos desta conquista e nos sentimos ainda mais desafiados para ir além”, comenta Maria del Pilar Muñoz, vice-presidente de Sustentabilidade e Novos Negócios da Eurofarma, que recebeu a láurea em evento realizado no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo.

Eurofarma: estratégia ESG une economia circular, comunidades e aspectos econômicos

A estratégia foi construída a partir de um tripé social, ambiental e econômico. No primeiro, ficaram o instituto, os patrocínios e a comunicação institucional. A área ambiental concentrou o dia a dia das fábricas, com foco na antecipação de regulamentações que pudessem afetar o negócio. Mas foi no aspecto econômico que a Eurofarma inovou. A diretoria de sustentabilidade assumiu as áreas de planejamento e fusões e aquisições. “Foi inédito para a época”, afirma Maria del Pilar Muñoz, vice-presidente da companhia. “O objetivo era inserir fortemente a sustentabilidade na organização.”

Projeto de Lei inclui a vitamina D3 no SUS

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou o PL 3759/21, que inclui a vitamina D3 (Colecalciferol), com e sem acréscimo de cálcio, na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) do Sistema Único de Saúde (SUS). A inclusão no Rename assegura a distribuição gratuita do medicamento à população. As informações são da Agência Câmara de Notícias.

Estudo aponta crescimento de 167% no consumo de colágeno

Pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad) revela um aumento de 167% no consumo de colágeno de 2015 para 2020 no Brasil. O levantamento “Hábitos de Consumo de Suplementos Alimentares” também apontou um crescimento de 10% no consumo de suplementos alimentares e que tais produtos estão presentes em 59% dos lares brasileiros, com no mínimo uma pessoa consumindo suplementos.

Grupo Tapajós reforça área de medicamentos de prescrição

A expansão da categoria de medicamentos de prescrição é uma das estratégias do Grupo Tapajós para 2022. Para colocar o projeto em prática, a rede estruturou um departamento de relacionamento com a propaganda médica, sob a gerência de Jacyara Cavalcante. A executiva acumula uma trajetória de mais de 20 anos na indústria farmacêutica, tendo atuado na gerência regional da Hypera Pharma.

Redes com DNA local sustentam avanço de farmácias do Norte

O desenvolvimento do mercado farmacêutico na região desperta ainda a cobiça de indústrias tradicionais a novatas. Com investimento aproximado de R$ 50 milhões, a EMS incorporou neste mês a fábrica da Novamed em Manaus (AM). A planta, um dos cinco maiores complexos de produção de medicamentos sólidos do mundo, terá capacidade ampliada em 20% – para 1,4 bilhão de comprimidos por mês.

Faltam inteligência comercial e liderança no setor farmacêutico

A Robert Walters, consultoria focada no recrutamento de líderes, vem detectando um aquecimento na demanda por liderança no setor farmacêutico. “A pandemia serviu de estímulo para aquecer esse processo especialmente em praças como Minas Gerais, base de muitas redes associativistas e distribuidoras”, relata o gerente sênior Lucas Padilha. Entre os executivos mais desejados estão aqueles capazes de unir atributos técnicos com um olhar cuidadoso para a gestão de pessoas.